Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/10/17 às 10h19 - Atualizado em 26/06/18 às 9h30

Sobre o Planetário

O Planetário de Brasília possui uma belíssima arquitetura com ar futurístico sendo um edifício com 16 faces representando os 16 pontos cardeais da Rosa dos Ventos. Foi inaugurado em 15 de março de 1974 prédio e projetado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes. O edifício é um ambiente de educação e divulgação científica, além de um espaço cultural, histórico e de entretenimento.

 

Possui três pavimentos que incluem em seu térreo uma sala redonda com teto em forma de cúpula hemisférica e 80 poltronas ligeiramente inclinadas. Também possui um espaço dedicado a história de sua construção, com plantas e matérias de jornais e revistas.

 

Em seu subsolo encontra-se um auditório para 60 pessoas e uma sala de oficinas para 30 pessoas, além de um foyer onde fica a exposição da Agência Espacial Brasileira.

 

No primeiro andar está o Salão de Exposições que atualmente exibe diversificado acervo, contando com fotografias do Observatório Europeu do Sul (ESO), telescópios do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB), réplica de roupas de astronauta, dois túneis panorâmicos de vidro, além de monitores disponíveis para tirar dúvidas durante toda a visita.

 

Os Planetário são diferentes dos observatórios, que possuem telescópios para observar diretamente o céu noturno. Aqui as estrelas, os planetas e todos os tipos de objetos celestes podem ser vistos na sala de projeção (cúpula) mesmo durante o dia ou quando há muitas nuvens.

 

A projeção no teto da cúpula é produzida por dois equipamentos: o Space Master e o Power Dome VIII, ambos produzidos pela empresa alemã Carl Zeiss.

 

Equipamentos

 

SpaceMaster

Além de mostrar a Via Láctea, o Sistema Solar, as fases da lua e as constelações, este equipamento analógico da década de 1970 é capaz de reconstruir o céu de Jerusalém na época de Jesus Cristo. As lentes ainda são capazes de saltar para o futuro, projetando o céu do ano 2030. O equipamento passou por uma completa revitalização.

Atualmente é o único do gênero em funcionamento no Brasil.

 

Power Dome VIII

É um sistema digital projetado para ser a atualização tecnológica do SpaceMaster, que é analógico. Possui oito projetores distribuídos ao redor da cúpula e um sistema de som formado por 12 caixas acústicas.

Este equipamento consegue proporcionar projeções de conteúdos multidisciplinares com efeitos visuais tridimensionais. Com isso os espectadores têm a sensação de estar imersos entre as imagens e o som de cada apresentação.

 

Planetário